top of page
gusttour

O Solar da Marquesa e seus diversos inquilinos

Não se sabe ao certo a data de construção da residência, somente que ela foi construída por volta da metade do século XVIII, entre os anos de 1834 e 1867 para abrigar Domitila de Castro Canto e Melo,a Marquesa de Santos. Logo após o rompimento de suas relações com D. Pedro I. Feita originalmente à base de taipa de pilão, a estrutura foi sendo modificada com os passar dos anos começando por 1880 quando a residência foi posta a leilão e comprada pela Mitra Diocesana que fez diversas alterações na estrutura. Já em 1909, a residência foi comprada pela The São Paulo Gaz Company, que também fez diversas alterações no estrutura até o ano de 1967 quando local foi desapropriado pela prefeitura e em 1971 ser tombado como patrimônio histórico. Apesar das diversas alterações e restaurações, a parte interna ainda mantém as características dos primeiros anos da casa graças a restaurações feitas na década de 60 e a mais recente em 1990.


  • Faça um Tour pela casa: Um tour feito pelos diversos cômodos da casa nos mostra a história em suas paredes, cômodos e móveis. Uma viagem para o século XVIII que nos mostra todos os capítulos da história da residência e seus muitos proprietários com o passar dos anos. O Solar é hoje considerado o último exemplar de arquitetura residencial urbana do século XVIII.

  • Exposições no Solar: O Solar também traz os mais diversos artistas nas mais incríveis exposições artísticas que a antiga residência pode nos oferecer.


Visão frontal do Solar da Marquesa - Fonte: Pinterest


Foto na década de 30 do Solar quando ainda era propriedade de The São Paulo Gaz Company - Fonte: Pinterest


Salão principal do Solar - Fonte: saopaulosao.com.br


Antiga banheira utilizada pela Marquesa - Fonte: saosaopaulo.com.br


Local: Rua Roberto Simonsen, 136 - São Paulo - SP

Horário de Funcionamento: Aberto de Terça a Quinta, das 11h às 15h. Entrada gratuita.

Telefone: (11)3241 - 1081

4 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page